Vírus perigoso invade smartphones Android e tira dinheiro de usuário
Nos últimos meses, um vírus perigoso foi descoberto e apontado como capaz de burlar sistemas de reconhecimento de imagem captcha – os números que letras que normalmente aparecem no final de formulários online -. O vírus consegue fingir que as requisições foram feitas por um ser humano.
O vírus foi batizado de Trojan-SMS.AndroidOS.Podec e consegue usar serviços de tradução humana em tempo real. Segundo a empresa KASPERSKY Lab, que descobriu o vírus, o Podec é direcionado para usuários Android da rede social russa Vkontakte o que infecta principalmente a Rússia ou em países vizinhos. Mas segundo uma publicação do site TechTudo, usuários na América Latina também já foram infectados ao baixarem jogos ‘craqueados’, como por exemplo o Minecraft – Pocket Edition.
Quando instalado no smartphone, a primeira coisa que o vírus faz é solicitar privilégios de administrador, e caso aconteça, fica mais difícil de remover ou impedir a execução do código malicioso. Outra ação pesado do vírus é que quando ele é instalado no celular, tenta tirar dinheiro do usuário infectado por meio de cadastros em serviços que exigem um tarifa adicional.