SALVADOR RETOMA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
A capital baiana retomou a vacinação contra o COVID-19 nesta segunda-feira dia 26 de dezembro, das crianças de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias sem comorbidades.A imunização com a 1ª dose Pfizer Baby será realizada em doze Unidades Básicas de Saúde do município de referência para vacinação pediátrica. O atendimento acontecerá das 8h às 16h. A vacinação será por demanda espontânea, ou seja, não há a necessidade de agendamento prévio.
Além da vacinação das crianças menores de três anos sem comorbidades, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue também com a aplicação da 5ª dose de reforço, exclusivamente, para pessoas imussupressas com 18 anos ou mais, inclusive, gestantes e puérperas com esta condição clínica. Para ter acesso a dose, é necessário ter o nome na lista do site da secretaria.
Ainda para o grupo de imunossupressos, a 4ª dose também está sendo ofertada para pessoas com 12 anos ou mais também com a obrigatoriedade do nome na lista.
A mobilização contempla também a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema “Liberou Geral”, independentemente de ser residente do município, ou seja, mesmo não morando em Salvador ou não tendo tomado as doses aqui, o cidadão será contemplado. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado.
O interessado deve apresentar originais e cópias do cartão de vacina ou carteira nacional de vacinação digital (CONECTSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência de algum município da Bahia.
Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde. Amanhã segue ainda a vacinação para crianças de 03 a 11 anos com nome na lista do site da SMS.
A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Ou seja, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, que estabelece que todos os indivíduos que receberam como esquema primário a vacina Janssen (Dose Única), entre 18 e 39 anos de idade estão orientados a receber um segundo reforço e, todos os indivíduos de 40 anos e mais, estão orientados a receber um terceiro reforço, igualando o quantitativo total de vacinas referentes aos demais esquemas vacinais com vacinas Covid-19.