Projeto com fantoches atrai crianças de Valéria para universo do livro e da leitura

 Projeto com fantoches atrai crianças de Valéria para universo do livro e da leitura

Na última sexta-feira (25), na comunidade de Nova Brasília de Valéria, a Biblioteca Municipal Nair Goulart virou palco de risadas e descobertas com o Teatro de Fantoche. O projeto é desenvolvido pela Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Aberto ao público e pensado especialmente para as crianças da região, o evento trouxe uma apresentação lúdica baseada no livro “Boca de Cena”, de Cleise Furtado Mendes, celebrando o Dia Nacional do Livro Infantil. As histórias dialogam com o universo das crianças, mas sem deixar de lado temas importantes como diversidade, violência e cidadania.

Idealizado pela própria equipe da biblioteca, o projeto tem como missão despertar nas crianças o gosto pelos livros. “A maioria delas já frequenta o espaço, mas muitas vezes só vão ao computador, não pegam um livro. A ideia é mudar isso com arte e afeto”, explicou o bibliotecário e coordenador do espaço, José Antônio Nascimento.

Papel social da biblioteca – A recepcionista Neidjani Teles, que também ajudou na organização, destacou a força da comunidade. “Como eu moro aqui há muito tempo, conheço as mães, chamei uma por uma. Foi um trabalho conjunto, de coração”.

Cris Lane Lima, moradora da região há 25 anos, se emociona ao ver a filha Lara, de 10 anos, encantada com os livros. “É muito bom ter essa opção para tirar as crianças do celular. Sempre que tem evento eu venho, ela adora”, contou, enquanto a pequena assistia atenta à apresentação.

A conexão afetiva com o espaço é tanta que, mesmo morando longe, a jovem Ana Carolina, também de 10 anos, diz que lá a diversão é garantida. “Sempre que venho, passo na biblioteca. Gosto dos livros, das fotos, da forma como explicam. É muito legal”.

A ação reforça o papel social da biblioteca como um lugar vivo, que vai além do silêncio e das estantes. Seja com fantoches, oficinas de reciclagem ou contações de histórias, o espaço promove um encontro real entre cultura e comunidade.

Reportagem: Nilson Marinho e Lucas Vieira/Secom PMS

Bahia em Debate

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.