Programa Saúde nos Bairros inicia atendimento na região do Cabula
Lançado oficialmente no bairro do Cabula na manhã desta segunda-feira (11), o Programa Saúde nos Bairros iniciou o atendimento à população da região que foi à Rua 25 de Maio, na saída do hospital Roberto Santos, no campo de futebol do bairro, onde os serviços são ofertados. O atendimento itinerante segue na localidade até o dia 16 de setembro, das 7h às 17h, de segunda a sábado.
A fisioterapeuta Érica de Jesus, de 28 anos e moradora de Narandiba, esteve no local em busca de atendimento e comemorou a chegada do serviço itinerante. “A gente consegue perceber pela quantidade de pessoas que estão aqui que é um programa que só traz benefícios para os moradores”, comenta.
A jovem conta ainda sobre o atendimento e atenção que recebeu no local. “Fiquei sabendo do projeto através da associação do meu bairro, cheguei aqui, fui muito bem atendida, peguei a senha, passei pelo médico clínico e agora estou aguardando para marcar alguns exames. É um serviço muito bom e que facilita muito a nossa vida”, afirmou.
O programa oferece uma gama de procedimentos voltados ao bem-estar da comunidade, como consultas médicas especializadas, consultas pediátricas aos sábados, urologista, vacinação, exames laboratoriais e de imagem – USG abdome, articulação, mama bilateral, próstata, tireoide, obstétrica, partes moles, pélvica; eletrocardiograma; ecocardiograma e mamografia bilateral. Além destes serviços, há ainda agendamento para preventivo, bem como o fortalecimento da captação de pacientes para realização de cirurgias eletivas, como de vesícula, hérnia, hemorroida e histerectomia.
Presente no lançamento, a vice-prefeita e secretária de saúde de Salvador, Ana Paula Matos, destaca o resultado do trabalho que vem sendo realizado através do programa. “O Saúde nos Bairros tem sido essencial no reforço da garantia do atendimento de saúde. É maravilhoso acompanhar de perto os serviços prestados, conversar, e sobretudo, escutar as pessoas e perceber que nosso projeto tem sido um diferencial na vida de tanta gente. Seguimos com nossa meta de garantir amplo acesso a exames, consultas e cirurgias eletivas. E agora chegamos no bairro do Cabula para trazer soluções e encaminhamentos às demandas de saúde, facilitando o acesso e acolhendo a todos”, explica a gestora.
Os interessados devem apresentar Cartão SUS, RG e guia dos exames pretendidos (quem tiver). Alguns atendimentos já foram previamente agendados por meio do sistema Vida+ para os usuários que já estavam cadastrados, mas também vão ocorrer por demanda espontânea para os moradores da região, que compreende outras comunidades adjacentes, sendo essas vagas limitadas aos serviços e procedimentos disponíveis no dia.