Prefeitura fiscaliza e orienta venda de produtos típicos da ceia junina em feiras e mercados municipais

 Prefeitura fiscaliza e orienta venda de produtos típicos da ceia junina em feiras e mercados municipais

Comidas à base de milho e amendoim são tradição nesta época do ano, quando são celebrados os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro. Pensando na qualidade dos alimentos comercializados nas feiras livres em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária (Visa), já iniciou as ações educativas e de fiscalização em toda cidade.

Equipes do órgão estão atentas às condições de higiene dos locais de venda, além da apresentação dos vendedores, que devem usar uniforme limpo, sapato fechado e cabelos protegidos, dentre outros. A Visa salienta que as comidas dessa época são altamente perecíveis e precisam ser armazenadas de forma correta e por um curto período de tempo.

“As inspeções têm o caráter educativo, com objetivo principal de orientar os vendedores em relação às normas sanitárias, para garantir que o alimento seja comercializado de forma segura, sem trazer prejuízos ao consumidor. É importante que o vendedor entenda a importância de estar produzindo ou comercializando um alimento que não vá causar danos à saúde de quem consome”, pontua a diretora de Vigilância à Saúde da SMS, Andrea Salvador.

Cartilha educativa – Durante as visitas às feiras, fiscais da Vigilância Sanitária também orientam os consumidores sobre os cuidados na hora de consumir esses alimentos. “O milho e o amendoim são protagonistas nessa época, então os cuidados devem ser redobrados. Para compra dos produtos crus, o consumidor pode observar se os locais estão limpos e bem arejados e se os alimentos estão íntegros. Alterações como presença de bolor ou mofo ou cheiro que não sejam característicos dos produtos indicam que não estão em bom estado para consumo”, explica a chefe do Setor de Vigilância, Monitoramento e Educação em Alimentos, Emanuela Brito.

O milho cozido precisa estar a uma temperatura de 60° a 70°C. Caso não seja preparado/armazenado de forma adequada, favorece a multiplicação da bactéria Bacillus cereus, que pode provocar diarreias e cólicas abdominais.

Os bolos feitos com cobertura à base de ovos e calda de chocolate devem ser consumidos, preferencialmente, num prazo de 24 horas, visto que eles se deterioram com muita facilidade. O amendoim conservado de forma inadequada pode representar perigo, já que pode conter aflatoxina, uma substância tóxica produzida por fungos que crescem no produto quando não foi bem seco e escolhido ou foi armazenado em local úmido.

A Visa disponibilizou Cartilha Educativa com orientações para compra e consumo seguro dos alimentos típicos desta época do ano, que pode ser acessada através do link: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/vigilancia-sanitaria/informacoes-2/#1683634120720-73798fb4-15f0

Confira as próximas ações:

Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário:

18/6, às 9h, nos mercados de Paripe e Periperi.

Distrito Sanitário Barra:

19/6, às 8h30, no Mercado do Rio Vermelho.

Distrito Sanitário Itapagipe:

20/6, às 8h30, na Feirinha do Jardim Cruzeiro/Feira do Curtume.

Distrito Itapuã:

20/6, às 8h30, nos Mercados Populares da região.

Texto: Ascom/SMS

Bahia em Debate

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.