Passarela é entregue com videomonitoramento e WiFi no ponto de ônibus
Moradora da Avenida Hilda, em Pernambués, a doméstica Lucia Moreira cruza, diariamente, três pistas da Avenida Tancredo Neves, até chegar ao ponto de ônibus próximo à Comercial Ramos, onde pega o transporte para ir ao trabalho. Por conta do grande fluxo de carros e a espera nos semáforos para atravessar as faixas, leva, quase sempre, mais de cinco minutos até chegar ao local.
Ontem, ao sair de casa, pouco antes do meio-dia, Lucia chegou lá em menos da metade do tempo e comemorou não só a rapidez, mas a segurança, pois com a liberação da tão aguardada Passarela Nelson Mandela, na altura da Madeireira Brotas, ela também já não teme os motoristas que invadiam o sinal vermelho. “Agora, ficou uma maravilha. Moro aqui há 22 anos e, volta e meia, via alguém sendo atropelado. Quando precisava atravessar à noite, mesmo com o sinal fechado, morria de medo e passava correndo”, conta.
A passarela, que há muitos anos se tornou a principal solicitação de moradores e funcionários de empresas e comércio local, foi inaugurada na manhã de ontem pelo prefeito ACM Neto. “Os moradores de Pernambués agora podem atravessar a rua para pegar o ônibus sem correr o risco, pois, às vezes, mesmo com o sinal fechado, o motorista imprudente não respeita e acontecem acidentes”, destaca Neto.
Essa é a segunda passarela da capital a contar com sistema de videomonitoramento e conexão à internet (WiFi) no ponto de ônibus. “Essa passarela segue o aprimoramento do sistema com o mesmo formato da (localizada perto do Shopping) Sumaré. Possui câmeras, possibilitando o monitoramento e identificação de alguém que venha a causar algum dano ao patrimônio público”, aponta o presidente da Desal, Marcílio Bastos. Ele adverte que, apesar de contar com WiFi nos abrigos de ônibus, “haverá bloqueadores para evitar que fiquem acessando na parte superior”.