Passagem da tocha em Salvador terá shows e rapel

 Passagem da tocha em Salvador terá shows e rapel

Salvador vai receber a tocha olímpica no dia 24 deste mês. O roteiro oficial do percurso da chama na cidade foi divulgado nesta sexta-feira, 13, pelo prefeito ACM Neto, em coletiva na sede da prefeitura, no Centro da Cidade, com presença de representantes do Comitê Municipal Olímpico. O destaque fica para o encerramento da passagem da tocha por Salvador com shows das bandas Jammil, Jota Quest e do cantor Thiaguinho, no Farol da Barra.  Salvador é uma das cidades-sedes da competição de futebol do Rio 2016.

Programação da tocha em Salvador  

A tocha chegará na capital baiana  às 10h30, do dia 24. A chama seguirá para o Largo do Pelourinho, onde o primeiro condutor vai acender a tocha, ao som do Olodum, em evento na Fundação Casa Jorge Amado.

De lá, o fogo olímpico passa pelo Terreiro de Jesus de Jesus, Praça Municipal – onde a banda de percussão feminina Didá fará uma apresentação -, desce o Elevador Lacerda de rapel, seguindo até a Colina Sagrada. A estimativa, é que nessas duas primeiras horas, já tenha sido cumprido um trajeto de 13 quilômetros com tempo estimado em 2h.

Já na Cidade Baixa, a primeira parada da chama será no Mercado Modelo, onde será recepcionada por uma roda de capoeira e um trio nordestino.

Depois, o comboio segue pelas avenidas Miguel Calmon e Jequitaia. Haverá outra parada no Largo dos Mares para apresentação da Orquestra de Pandeiros.

O trajeto da tocha segue na avenida Fernandes da Cunha, no Largo de Roma – onde para na Praça Irmã Dulce, ao som da Orquestra do maestro Fred Dantas. Depois continua o roteiro pela avenida Luiz Tarquínio, Largo da Boa Viagem, Monte Serrat, onde terá uma manifestação cultural com o Rixô Elétrico.

A tocha ainda seguirá para a Colina Sagrada, onde será esperada na Igreja do Senhor do Bonfim por baianas e pelo afoxé Filhos de Gandhy.

Segundo trecho

O segundo trecho da passagem da tocha olímpica em Salvador abrange a Orla. Previsto para começar às 14h ainda do dia 24, esse trajeto tem duração estimada em 3h20, com 18 quilômetros de percurso. O percurso começa na avenida Paralela, passa pelas avenidas Orlando Gomes e Otávio Mangabeira, onde faz um pit stop no Jardim Armação para apresentação da Banda Quabales e do Minitrio Garampiola. Esse segundo percurso encerra na avenida Manoel Dias da Silva, na altura da rua Espírito Santo.

Terceiro trecho

Durante a noite, a chama olímpica segue do Dique até o Farol da Barra, percorrendo aproximadamente cinco quilômetros. A tocha sairá do Dique às 18h e seguirá pela avenida Presidente Costa Silva e faz a primeira parada na quadra do Apaxes, onde será saudada pela bateria do bloco Carnavalesco que, há 47 anos, desfila no Carnaval de Salvador.

Do Dique, o comboio segue em direção à Praça Mangabeira, avenida Centenário, sobe o Morro do Cristo, segue pela avenida Oceânica e chega ao Farol da Barra, onde será instalada a Praça de Celebração.

Nessa praça, acontecerá um festival de música com atrações como o cantor Thiaguinho e as bandas Jammil e Jota Quest. Lá também ocorrerá o acendimento da Pira da Celebração por 30 minutos.

Bahia em Debate

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.