O MAIOR CARANAVAL DO MUNDO VAI COMEÇAR HOJE OFICIALMENTE
O carnaval está de volta , depois da pandemia que suspendeu a festa por dois anos. A folia volta a acontecer em Salvador a partir de hoje quinta -feira 16 de fevereiro e durante os seis dias, a cidade vai respirar a festa, que acontece em três circuitos, além de palcos alternativos espalhados em outros bairros. Dá para curtir pipoca, dançar a música do ano e relembrar os sucessos de outras décadas. Milhões de baianos e turistas são esperados nas ruas de Salvador, tanto nos camarotes como nas pipocas.
Os três circuitos mais conhecidos são: Dodô, na orla da Barra-Ondina, onde ficam os maiores camarotes da folia; o Osmar, no Campo Grande, que é o circuito mais tradicional da festa; e o Batatinha, no Pelourinho, conhecido por ter mais artistas alternativos. Apesar disso, existem outras possbilidades para curtir a festa. Confira:
- Dodô (Barra/Ondina): O circuito Dodô sai do Farol da Barra, em direção à praia de Ondina, uma distância de 4,5 km, em um percurso de cerca de 5h. Por lá se encontram os maiores camarotes e a maioria das atrações.
- Osmar (Campo Grande): O circuito Osmar ia do Campo Grande ao Campo Grande, descendo pela Avenida Sete de Setembro e subindo a Avenida Carlos Gomes. Em 2009, o Conselho do Carnaval alterou o percurso, que agora termina na praça Castro Alves. São 4 km de distância, que também são feitos em cerca de 5h. É o circuito mais tradicional do carnaval de Salvador.
- Batatinha (Pelourinho): O circuito Batatinha acontece nas ruas do Pelourinho, sem um trajeto de início e fim. É o circuito mais “família” do carnaval de Salvador, indicado principalmente para crianças. Por lá rolam concursos e as principais atrações são as marchinhas e fanfarras, que remetem ao carnaval antigo.
- Sérgio Bezerra (Barra): O Sérgio Bezerra entrou na programação do carnaval em 2013, como circuito do desfile do Habeas Copos. O percurso sai da Rua Marques de Leão em direção ao Farol da Barra, seguindo pelas ruas Miguel Burnier e Airosa Galvão, passando pela Avenida Oceânica.
- Contrafluxo (Praça Castro Alves): O circuito Contrafluxo é realizado nas imediações da Praça Castro Alves, entre o final da Avenida Sete de Setembro e o início da Avenida Carlos Gomes. Assim como o Batatinha, é um circuito sem um trajeto de início e fim.
- Mestre Bimba: É realizado no bairro do Nordeste de Amaralina, bem distante dos circuitos centrais da folia. Foi criado em 2012 e conta com dezenas de 40 blocos locais, que desfilam pelas ruas do Nordeste de Amaralina.
- Riachão: É o percurso da tradicional Mudança do Garcia, que vai do bairro do Garcia até o Campo Grande. Apesar da Mudança do Garcia ter iniciado lá em 1959, o nome do circuito só foi oficializado em 2015, em homenagem ao artista que é cria do bairro.
Trânsito
Durante o carnaval, o trânsito de Salvador muda bastante. Na região dos circuitos, apenas moradores são permitidos de entrar e sair dos bairros com os seus veículos. Por isso, antes de sair de casa, é importante se atentar às barreiras e ao sentido das ruas. Além disso, é importante ficar atento aos locais que o estacionamento de carros é permitido, para evitar multas e reboques.
Transportes
Até os pontos de ônibus têm alteração durante a festa. Além disso, alguns pontos estratégicos do circuito são organizados para o embarque e desembarque de motoristas por aplicativo, táxis e mototáxis.