O ERRO DA CIB

 O ERRO DA CIB
O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência  (Comped), Wanete Carvalho, protestou hoje contra a decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de que somente as pessoas com deficiência que estão inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) possam ter o direito a prioridade a vacinação.
” Todas as Pessoas com Deficiência precisam da vacina urgentemente e não apenas um grupo delas. É um erro grave socorrer apenas as pessoas beneficiárias do BPC/ LOAS. As pessoas com deficiência independente de estarem neste grupo tem os mesmos direitos, pois, correm os mesmos riscos.
É uma medida sem nenhum fundamento. Todos precisam ser vacinados já! ” Disse Wanete.
A CIB é uma instância deliberativa do SUS, recebe muitas vezes orientações do Ministério da Saúde e decidiu que pessoas com deficiência permanente e que tenham entre 55 a 59 anos poderiam tomar a vacina, porém, somente as que recebem o benefício de prestação continuada, excluindo assim, todas as outras pessoas com deficiência permanente.

Para Carvalho, o Governo Federal não pode cometer equívocos como este.  “Quando separam essas pessoas, excluem as outras. Vamos  procurar o Secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, para que ele possa levar o nosso protesto a Comissão e pedir que corrija esse equivoco gritante.”

Bahia em Debate

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.