MAIS DA METADE DOS BRASILEIROS NÃO QUEREM LULA CANDIDATO
Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná indica que 50,4% dos brasileiros defendem que o ex-presidente Lula não deve se candidatar à Presidência da República em 2022. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira, 15, também revelou que 44,9% das pessoas dizem que o petista deve se candidatar, e 4,7% não responderam.
O instituto ouviu 2.022 eleitores entre os dias 8 e 10 de março. A marge de erro é de 2% para os resultados gerais. O grau de confiança da pesquisa é de 95%.
Essa levantamento foi realizado após decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que anulou todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato. Com a decisão, o ex-presidente Lula recuperou os direitos políticos e voltou a ser elegível.
A Procuradoria-Geral da República recorreu da decisão do ministro, pedindo que os processos permaneçam na Justiça Federal do Paraná e que sejam mantidas as condenações.
Com isso, o caso deve ser levado para julgamento no plenário do Supremo. Ainda não há data para que isso ocorra. Agora, cabe a Fachin, que é o relator, liberar o processo para análise. O presidente do STF, Luiz Fux, já indicou que dará celeridade ao julgamento.