Governador Rui Costa é aprovado por 61,1% dos soteropolitanos
Apesar da má fase que correu a imagem de lideranças do PT e minguou as chances de uma candidatura puro-sangue em Salvador, o governador Rui Costa navega em mar de almirante entre os eleitores da capital. É o que aponta a nova pesquisa do Instituto Paraná, encomendada pela TV Itapoan.
De acordo com o levantamento, a gestão de Rui é aprovada por 61,1% dos 760 entrevistados na capital baiana entre os dias 8 e 12 deste mês, contra 33,4% de avaliação negativa. Outros 5,5% não souberam ou não quiseram opinar. No recorte por gênero, a popularidade do governador é melhor entre os homens – 63,6%, contra 58,9% do eleitorado feminino.
Por idade, o petista atinge os menores índices de aprovação na faixa que vai dos 16 aos 24 anos, com 51,8%. Em contrapartida, sua avaliação positiva é mais alta junto aos soteropolitanos a partir dos 60 anos. A mesma sondagem traz o percentual de aprovação do prefeito ACM Neto (DEM)
Em relação ao nível econômico, a avaliação positiva do governo Rui Costa é menor entre os eleitores de Salvador que integram a chamada População Economicamente Ativa (PEA). Na fatia dos entrevistados já inseridos no mercado de trabalho ou aptos a exerce alguma atividade produtiva, a gestão do petista tem índice de aprovação de 59%.
Já na parcela não economicamente ativa (Pnea), que compreende aqueles que nem possuem e nem estão procurando emprego, o percentual sobe para 65,3%. No recorte por escolaridade, de acordo com o Instituto Paraná, não foram registradas variações significativas.