Gestoras da Prefeitura de Salvador destacam desafios e superações como lideranças em encontro

A Prefeitura de Salvador promoveu, na manhã desta quinta-feira (27), o 2º Encontro de Mulheres Líderes da gestão municipal. O evento ocorreu no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), no Costa Azul, e reuniu cerca de 600 mulheres que ocupam cargos de chefia, assessoramento e direção dentro da estrutura da Prefeitura.
A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e teve como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e fortalecimento para as mulheres que lideram na administração municipal, dentro da programação pelo Mês da Mulher. Durante o encontro, as participantes puderam ouvir a palestra da ex-jogadora de basquete e medalhista olímpica Hortência Marcari. O prefeito Bruno Reis também marcou presença.
A subsecretária da Semge, Rafaella Pondé, ressaltou a importância do evento no contexto da gestão pública. “Esse encontro é uma das ações que integram o planejamento da Semge, que tem como seu principal objetivo a gestão de pessoas. Então, na Semge, trabalhar com pessoas, valorizar e reconhecer pessoas é o nosso foco”, declarou.
“E não poderíamos deixar de reconhecer as mulheres dentro da gestão municipal, pois as mulheres já enfrentam um desafio histórico de tentar se destacar, ocupar espaços, lidar com a questão do machismo e da desvalorização. Isso vem de anos, mas, graças a Deus, o mundo tem se mostrado mais receptivo ao trabalho das mulheres, muito pela própria iniciativa delas, que se engajam, se unem e buscam lutar por um objetivo único, que é o seu reconhecimento”, emendou a subsecretária.
Também presente, a titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Fernanda Lordêlo, falou sobre a importância da conexão entre as participantes. “É fazer com que as mulheres saibam que têm outras mulheres na gestão e que podem contar com elas. Ter um espaço onde podemos discutir todas as questões relacionadas ao papel da mulher, às dificuldades e aos avanços em relação à liderança, é fundamental para avaliarmos esse critério e conseguirmos nos fortalecer”, disse.
Reconhecimento – Presente no encontro, a psicóloga Adriana Correia, que atua na Gerência e Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na Sempre, destacou a relevância do encontro, especialmente no mês de março, dedicado à luta das mulheres.
“É muito importante que a Prefeitura celebre a data e faça alusão a essa luta. Na secretaria em que estou, por exemplo, somos em sua maioria mulheres, fazendo com que a política pública seja executada da melhor forma possível. Portanto, acho que é um espaço muito importante para fazer referência à nossa luta”, afirmou.
A arquiteta Mariana Dias, que atua na Unidade Gestora do Projeto (UGP) do Novo Mané Dendê, na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), também citou o valor do evento. “Acho interessante termos uma pausa no nosso cotidiano, sempre tão cheio de atividades, para nos encontrarmos e conhecermos o trabalho que as mulheres têm desempenhado na administração da cidade, trabalho que inclusive tem se ampliado ao longo do tempo. Então, acho que é um momento importante que a Prefeitura tem promovido, todos os anos, e eu considero isso super válido”, pontuou.