FESTA DE SANTA LUZIA MOVIMENTA O BAIRRO DO COMÉRCIO

 FESTA DE SANTA LUZIA  MOVIMENTA O BAIRRO DO COMÉRCIO

O dia 13 de dezembro  terá trânsito na região do bairro do Comércio  alterado  para realização da procissão em celebração à Santa Luzia. Neste ano, o tema da festa para santa será “Santa Luzia, guardiã da fé e da visão”.

Santa Luzia nasceu em uma família rica e cristã, na cidade de Siracusa, na Itália, no ano de 283. Aos cinco anos, ela perdeu o pai e cresceu sob os cuidados da mãe, que sofria de graves hemorragias.

Durante uma peregrinação na cidade de Catânia, Luzia e a mãe acompanharam o Evangelho pregado durante a missa, o qual falava sobre a cura da mulher que sofria com hemorragias. A jovem, então, pediu a Deus que a mãe se curasse e foi rezar junto à imagem de Santa Águeda. No mesmo instante, a cura aconteceu.

Quando chegaram na casa onde moravam, mãe e filha começaram a distribuir todos os bens aos pobres. Ao perceber que Luzia e a mãe eram cristãs, um jovem que vivia no local as denunciou ao prefeito de Siracusa, que as enviou ao imperador. Luzia se mostrou firme diante da fé que carregava e sofreu inúmeras crueldades.

O imperador percebeu que não seria possível converter Luzia e, por isso, mandou que a jogassem em uma casa de prostituição, mas ninguém conseguiu tirá-la do local onde ela se encontrava, pois os pés estavam firmes no chão.Depois, tentaram queimá-la viva, mas as chamas não tiveram efeito. Por fim, os soldados arrancaram seus olhos e os entregou em um prato. No mesmo instante, na face de Luzia, brotaram outros olhos. Vendo que nada a fazia renegar a fé em Jesus Cristo, mandaram degolar a menina. Era 13 de dezembro de 304. A partir deste dia, teve início a devoção à Santa Luzia, primeiro na Itália e depois por toda a Europa.

Serão interditadas progressivamente a Rua do Pilar, na saída da Igreja Santa Luiza, passando pela Travessa do Pilar, a Avenida Jequitaia, a Rua da Suécia, a faixa da direita da Avenida da França, a Praça Cairu e a Avenida Lafayette Coutinho, também conhecida como Avenida Contorno.A procissão fará o retorno no 2º Distrito Naval e seguirá pela Rua Conceição da Praia, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Riachuelo, retornando para a Avenida Jequitaia, fazendo o percurso de volta para a Igreja Santa Luzia.

No trajeto da procissão, serão instaladas barreiras móveis progressivas na Avenida da França (em frente ao galpão 3) e na Rua da Conceição da Praia/Avenida Lafayete Coutinho.

Bahia em Debate

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.