DOIS CASOS DE MALÁRIA SÃO NOTIFICADOS NA BAHIA
A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) notificou dois casos suspeitos de malária , no norte da Bahia. O órgão confirmou que os dois pacientes são considerados “importados de outras localidades”, o que significa que a infecção não ocorreu no município, e sim, em regiões endêmicas.
A Sesau informou que o primeiro caso é o de um paciente que foi infectado em dezembro de 2022 no continente africano. Ele tinha realizado o tratamento na África, mas, ao retornar, apresentou sinais e sintomas da doença.
O segundo caso é de um paciente da região da Amazônia que, ao apresentar sintomas, buscou uma unidade de saúde e teve teste rápido com resultado positivo. Ele já iniciou o tratamento.
A malária é causada por protozoários que infectam a fêmea do mosquito Anopheles darlingi. O mosquito vetor costuma picar no fim da tarde, durante todo o período noturno e ao amanhecer.
Existem cinco tipos diferentes da doença, de acordo com as espécies do protozoário Plasmodium: falciparum, vivax, ovale, malariae e knowlesi.