Competição internacional de natação em águas abertas acontece em Salvador neste fim de semana

 Competição internacional de natação em águas abertas acontece em Salvador neste fim de semana

Competição internacional de natação em águas abertas acontece em Salvador neste fim de semana

 

Foto: Divulgação

Uma das maiores competições internacionais de natação em águas abertas acontece entre os dias 1° e 2 de abril na capital baiana, durante a semana do aniversário de Salvador.  O evento esportivo é apoiado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

A prova contará com percursos entre 300 a 600 metros, para as crianças de sete a 11 anos; a categoria “Sprints” de 2 km; a Half Oceanman de 5 km; e a prova principal Oceanman, de 10 km. As saídas acontecem do Porto da Barra até o Forte de São Marcelo.

O diretor de Esportes da Sempre, Felipe Lucas, destaca a importância de a capital baiana sediar um evento deste porte, pois, por ser uma competição de visibilidade internacional, ajuda a fortalecer o turismo esportivo na cidade. “O Oceanman vem para engrandecer o esporte aquático e local, atraindo atletas internacionais, os amantes da natação, praticantes e apoiadores dessa modalidade esportiva. Naturalmente teremos visitantes para acompanhar esses dois dias, que serão de fato muito bons”, avalia.

O gestor completa ainda que a competição contará com 200 atletas do projeto social da Arena Aquática, que a Prefeitura desenvolve no espaço para incentivar competidores de alta performance. A competição terá, ainda, a participação de 20 atletas com deficiência, além do campeão mundial de natação e gerente de Esportes Aquáticos da Arena, Edvaldo Valério, que estará na prova principal dos 10km.

“É muito significativo para a gente aqui de Salvador receber esse evento, pois a cidade vem se tornando um grande polo da modalidade. Daqui saíram dessas águas atletas de renome como o atleta olímpico Allan do Carmo e a campeã olímpica Ana Marcela”, declarou o presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FDBA), Diego Albuquerque.

Competição – Criado em 2015, na Espanha, o Oceanman já foi realizado em países como Arábia Saudita, Itália, Equador e Grécia, e vem crescendo em todo cenário mundial, abrindo oportunidades aos atletas amadores. Os dez melhores atletas de cada categoria serão classificados para o mundial na Tailândia, que ocorrerá em dezembro deste ano

Bahia em Debate

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.