Casa do Carnaval é palco de oficina de dança para surdos neste sábado (20)
A Casa do Carnaval da Bahia, na Praça da Sé, e o coletivo Surdarte realizam neste sábado (20), das 11h às 12h30, a oficina VibraDança. A proposta da iniciativa é levar a arte para comunidade surda, promovendo a inclusão e refletindo questões como racismo, ancestralidade consciência negra com a comunidade surda. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link https://prefsa.org/VmETp.
Como intuito de gerar uma nova experiência de percepção do som, com movimento corporal e expressividade, a oficina oferece um encontro com as ondas sonoras originadas da musicalidade e instrumentos das religiões de matriz africana, visando conexão com a ancestralidade a partir das vibrações oriundas dos atabaques, absorvendo essa energia e transformando-a em movimento, em dança.
“O projeto Vibra Dança, vem para propor uma nova experiência sonora, haja visto que essa experiência sonora sempre foi negada pela sociedade desde o nascimento da pessoa surda. Além da troca de cultura e experiências entre ouvintes e surdos, permitindo uma imersão no mundo um do outro, gerando compreensão, que por sua vez, combate o capacitismo.” A avaliação é de Alex Gurunga, mediador do encontro, fundador e idealizador do Coletivo Surdarte.