Ataque em Bruxelas: Estado Islâmico assume autoria de atentados
O Estado Islâmico assumiu, nesta terça-feira (22), a autoria de dois ataques em Bruxelas, capital da Bélgica, que deixaram, pelo menos, 34 mortos.Uma das explosões aconteceu no metrô e provocou a morte de 20 pessoas. As outras duas explosões aconteceram no principal aeroporto da cidade, onde morreram 11, segundo as autoridades belgas.
Através de um comunicado na web, o Estado Islâmico reivindica os atentados. “Uma célula secreta de soldados do califado (…) realizou um ataque contra o estado cruzado da Bélgica, que está lutando contra o Islã e seu povo”, afirmou, acrescentando que os agressores usavam coletes, artefatos explosivos e metralhadoras e que países que combatem os extremistas têm ‘dias escuros’ pela frente.
Segundo a porta-voz oficial do primeiro-ministro, David Cameron, o Reino Unido enviará uma equipe de policiais especializados para cooperar na investigação dos atentados desta terça-feira em Bruxelas. “Eles reunirão todo o material que possa ser de ajuda na investigação. Tentamos averiguar o que aconteceu e quem ou o que são os responsáveis”, explicou.
A polícia belga divulgou imagens de um suposto terrorista no aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, e pede informações que possam levar à sua identificação. Na imagem, ele é visto com roupas claras, empurrando um carrinho de bagagens. Ao seu lado estão outros dois homens que também podem ter ligação com os ataques