Ar quente afasta chuvas da Bahia
A massa de ar quente e seco que atua sobre o Nordeste brasileiro, ganha força, o que inibe a formação de nuvens e a ocorrência das chuvas em grande parte dessa Região.
Na Bahia, essa massa de ar deverá influenciar as condições do tempo com maior intensidade nas regiões Norte, Nordeste, Chapada Diamantina e Recôncavo, onde a previsão é de céu parcialmente nublado a claro. Mesmo assim, no Recôncavo baiano, devido à umidade vinda do Oceano Atlântico, não está descartada a possibilidade de ocorrer chuvas fracas e isoladas.
Esta é a mesma previsão para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas deverão variar entre mínimas de 23°C e máximas de 31°C.
Por outro lado, nas regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul, é a umidade vinda da região Amazônica que continua influenciando o tempo, contribuindo para o aumento da nebulosidade e das chances de ocorrer chuvas. Além disso, o calor também poderá intensificar essas chuvas em alguns municípios, principalmente, do centro-sul da região Oeste.
As temperaturas oscilarão entre mínimas de 15°C (Sudoeste) e máximas de 35°C (São Francisco).
Nessa segunda metade da primavera, essa estação já apresenta características do verão, ou seja, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas. Mesmo com o céu encoberto, em grande parte do período, também é nessa estação que há maior incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta.
Esse aumento pode ser visto na previsão para os dias 26/11 (quarta-feira) e 27/11 (quinta-feira), quando os IUV’s deverão variar de 12 a 13 que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”.
Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar deverão ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16 h quando há maior incidência dessa radiação.
Assim, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá minimizar os danos causados a saúde.