Aedes aegypti prolifera em reservatórios de água no IAPI

 Aedes aegypti prolifera em reservatórios de água no IAPI

Moradores da localidade do Brongo, na avenida Antônio Balbino, no bairro IAPI, estão preocupados com a presença de reservatórios com água acumulada, cheios de  larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus  da zika, dengue e febre chikungunya.

Segundo eles, os reservatórios estão instalados em uma área próxima aos Hospitais Octávio Mangabeira e Ernesto Simões Filho.

Conforme relato da dona de casa Camila Oliveira, de 27 anos, houve um período em que dejetos dos hospitais eram despejados no local. “Este reservatório sempre fica cheio de água parada e  ninguém toma uma providência”, alertou.

A assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou por nota que “a rede de esgoto dos hospitais Ernesto Simões e Octávio Mangabeira é ligada à rede da Embasa de forma adequada e  que a área técnica está fazendo as devidas verificações”.

Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgou que a equipe do Centro de Controle  de Zoonoses esteve no local nesta sexta-feira, 11. Os agentes encontraram focos do mosquito  e aplicaram larvicida para eliminar os focos.

Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) relatou que possui uma central telefônica que atende a denúncias de focos do mosquito Aedes aegypti que  funciona de segunda a sexta-feira (exceto em feriados), das 8h às 17 h. O telefone é 3202-1808.

Segundo a assessoria de  comunicação, o objetivo do serviço é facilitar a contenção do vetor transmissor das arboviroses (expressão usada para designar grupo de infecções virais) em todas as localidades do município.

Bahia em Debate

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.