Ação celebra dois anos do Projeto Empreender é com Elas com oferta de serviços no Parque da Cidade neste sábado (5)

Com intuito de homenagear as mulheres mães de crianças com deficiência e comemorar o aniversário de dois anos do projeto “Empreender é com Elas”, a Prefeitura de Salvador promove neste sábado (5), das 8h30 às 12h, o evento “Dia Delas”. As diversas atividades lúdicas, de saúde, bem-estar e lazer serão ofertadas no Espaço Colabore, localizado no Parque da Cidade, no Itaigara.
Aberta ao público, a atividade irá ofertar às mães atípicas sessões de massagens corporais e faciais, aulão de FitDance, brincadeiras para crianças, serviços estéticos com trancistas, limpeza de pele, auriculoterapia, fisioterapia, nutrição, orientação vocacional, além de atividades de musicoterapia, psicomotricidade e orientações de psicopedagogas.
A programação é organizada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ), Guarda Civil Municipal (GCM) e das faculdades Anhanguera e Unime.
Segundo a diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, o evento é um momento muito especial para essas mães. “Será um dia de descontração para elas, que acima de tudo são mulheres. Sabemos que entregam suas vidas para cuidar dos filhos. Logo, é cuidar de quem cuida e reafirmar a política de sensibilidade do poder público com as mães atípicas”, frisa Pina.
A ação também visa reforçar a importância do projeto “Empreender é com Elas”, iniciativa lançada há dois anos pela Sempre que visa profissionalizar mães de filhos com deficiência ligadas a associações ou ONGs atendidas pela pasta. “Um projeto criado a partir da escuta dessas mulheres e das suas necessidades. Então, queremos celebrar as conquistas que alcançaram a partir dessa iniciativa”, assinala a diretora.
Ao longo desses dois anos, foram realizadas parcerias para a implementação de cursos com associações ligadas aos direitos de pessoas com deficiência, a exemplo do centro Dia, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salvador (Apae), Associação de Microcefalia e Acolhimento com Empatia (Amae), Associação de Mães, Amigos e Pais Extraordinários (Amape), Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef) e Cristais do Amor.
O objetivo é criar possibilidades para que essas mulheres possam empreender nas áreas de alimentação, confecção de bijuterias, doces e salgados, corte e costura, artesanato e outras de interesse.
De acordo com secretário da Sempre, Júnior Magalhães, o projeto foi pensado para atender à demanda de profissionalizar mães de filhos com deficiência que participam de associações ou ONGs.
“Esse projeto causa grande entusiasmo na equipe, pois impacta diretamente o bem-estar das mães de crianças com deficiência. A grande maioria delas precisa deixar de lado sua vida profissional para cuidar integralmente de seus filhos. O ‘Empreender é com Elas’ as coloca novamente na condição de mulheres produtivas, promovendo empoderamento, confiança e autonomia. O projeto oferece tanto qualificação e capacitação profissional quanto oportunidades para que as participantes identifiquem e aprimorem suas habilidades, possibilitando o empreendedorismo, tudo isso enquanto conciliam as demandas de cuidado de seus filhos”, finalizou o titular da pasta.