BAHIA TEM 30 NOVOS CASOS
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, na início da tarde desta segunda-feira (6), mais 30 casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado, totalizando 431 pacientes infectados.
De acordo com a Sesab, este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 12 horas desta segunda-feira. Ao todo, 83 pessoas estão recuperadas e 46 encontram-se internadas, sendo 26 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até o momento, 1.914 casos foram descartados.
A Sesab também retificou a informação do último domingo, de que o município de Ouriçangas havia registrado o primeiro caso. O paciente diagnosticado com a doença no município reside em Salvador.
Quanto ao sexo dos casos confirmados na Bahia, 50,12% são do sexo masculino e 49,88% feminino. A mediana de idade é 46,25 anos, variando de 7 dias a 95 anos.
A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 27,43% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (5,29/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer entre os idosos.
A Sesab destaca que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação
O diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.
Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.