Usuários do ferryboat se queixam do aumento
Usuários do sistema ferryboat reclamaram nesta segunda-feira, 18 – primeiro dia do reajuste anual de tarifas – dos novos valores cobrados na travessia Salvador-Itaparica. Em dias úteis, aumentou de R$ 4,30 para R$ 4,80 para pedestres – um acréscimo de cerca de 12%. Nos sábados, domingos e feriados, subiu de R$ 5,60 para R$ 6,40.
“Eu achei o reajuste um absurdo porque o serviço não melhora em nada. Às vezes, sai atrasado. A gente é obrigada a sair debaixo de chuva, mesmo tendo um local com proteção para passar. Precisa melhorar muito ainda”, afirmou a vendedora Taiane Santos, 22, que mora em Itaparica.
O motorista Idelino Nascimento, 48 nos, disse que não sabia do aumento e foi pego de surpresa. “Não vi essa informação em lugar algum. É difícil aceitar (o aumento) porque é um serviço médio”, opinou.Segundo a Internacional Travessias Salvador, concessionária que opera o sistema, o reajuste estava previsto em contrato e foi autorizado pela agência reguladora (Agerba). O acréscimo foi divulgado na edição do Diário Oficial da última quinta-feira e ocorreu também em pedágios
á a tarifa para automóveis de pequeno porte deixa de ser R$ 36 e passa para R$ 42 em dias de semana. No sábado, domingo e feriado, o valor aumentou de R$ 51 para R$ 58. Para os automóveis de grande porte, a tarifa passou de R$ 46 para R$ 55, nos dias úteis, e de R$ 65 para R$ 74, nos sábados, domingos e feriados.
“É muito abusivo e não corresponde ao serviço oferecido. No desembarque, as pessoas saem junto com os carros. É muito arriscado. É preciso melhorar esse serviço. Em tempo de festas, há filas gigantescas. Isso é inadmissível”, afirmou o radialista Tiago Souto, 33, que mora em Itaparica e costuma vir à capital pelo menos duas vezes por semana.
Empresa responde
Por meio de nota, a Internacional Travessias informou que “vem investindo” no serviço desde que assumiu a gestão, tanto nos terminais, com rampas de atracação, passarelas de pedestre e dragagem, quanto na manutenção e renovação das embarcações.
“A empresa também investe em contratação, preparação e treinamento de pessoal para proporcionar melhor e mais qualificado atendimento ao público. Essas intervenções têm demonstrado resultado, com melhora na qualidade e agilidade dos serviços”, ressaltou a concessionária, em nota à imprensa.
Sobre o reajuste, destacou que servirá para “equilíbrio financeiro”. O objetivo, ainda segundo a Internacional, é “permitir a manutenção dos serviços, tendo em vista que itens como combustível, peças de reposição e mão de obra acompanharam majoração de preços”.