Obras do BRT começam no segundo semestre em Salvador

 Obras do BRT começam no segundo semestre em Salvador

As obras para construção do BRT (Bus Rapid Transit)  de Salvador terão início no segundo semestre de 2015, informou ontem o secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Mota. Segundo ele, a Caixa já liberou os recursos e o processo de licitação será aberto ainda no primeiro semestre deste ano. A obra, que tem um custo estimado em R$ 1 bilhão, vai ligar a Estação da Lapa à Estação Iguatemi e contará com duração de 24 meses.

A previsão é de que 35 mil pessoas sejam beneficiadas por dia, a partir de 2017, quando o BRT passará a circular. Serão construídos viadutos nos canteiros das avenidas Vasco da Gama e Juracy Magalhães, na Rua Lucaia e na Praça Nilton Rick. As novas vias serão exclusivas para o novo transporte.

A circulação de ônibus será extinta das pistas já existentes e o percurso entre a Lapa e  a Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), que hoje chega a durar duas horas, será reduzido a 16 minutos. O trajeto contará com oito pontos e os vagões dos ônibus biarticulados  serão equipados com ar condicionado.

“Essa é a área de trânsito mais conturbada da cidade. O BRT vai desafogar o tráfego da região e acrescentar qualidade ao percurso”, garantiu Mota. A construção  contará com   recursos da prefeitura, do governo federal e empréstimos.

 

Bahia em Debate

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.