Catafolia: Prefeitura vai ofertar cerca de 10 mil refeições para catadores durante o Carnaval de Salvador

 Catafolia: Prefeitura vai ofertar cerca de 10 mil refeições para catadores durante o Carnaval de Salvador

Para reduzir a vulnerabilidade social enfrentada pelos catadores de materiais recicláveis que trabalham no Carnaval de Salvador, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), distribuirá cerca de 10 mil refeições aos trabalhadores ao longo dos seis dias da festa. A ação integra o programa Catafolia, iniciativa voltada à promoção de um Carnaval mais sustentável, com acolhimento, dignidade e suporte à categoria.

Entre quinta-feira (12) e terça-feira (17), serão servidos diariamente 400 cafés da manhã e 400 almoços em cada uma das duas bases de apoio, totalizando 1,6 mil refeições por dia. Além disso, serão distribuídos 1,6 mil kits de alimentos por dia, somando 9,6 mil kits durante o período carnavalesco.

As unidades funcionarão das 7h às 13h e estão instaladas na Escola Municipal Permínio Leite, no bairro Dois de Julho, e no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Wilson Lins (CAS Wilson Lins), em Ondina. Os espaços oferecem estrutura básica para descanso, alimentação e apoio às atividades desempenhadas pelos catadores.

“Diante da importância de valorizarmos cada vez mais essa categoria, que tanto contribui para o desenvolvimento da festa, estamos aperfeiçoando nossas ações, pelo oitavo ano consecutivo”, destacou o titular da Sempre, Júnior Magalhães.

O Catafolia integra a política municipal de valorização dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, reconhecendo o papel fundamental desses profissionais para a redução de resíduos e sustentabilidade do Carnaval. Além de garantir alimentação, a iniciativa busca fortalecer o autocuidado, segurança e dignidade dos trabalhadores.

Bahia em Debate

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.