Com foco na saúde, Prefeitura discute elaboração do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência
A Prefeitura de Salvador realizou nesta quarta-feira (13) mais uma reunião para debater a formulação do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência, que está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). O encontro, que foi realizado no auditório da sede da pasta, no bairro do Comércio, teve como foco os temas de saúde.
O plano reunirá todas as políticas públicas e estratégias que devem ser implementadas pela gestão municipal para garantir os direitos das pessoas com deficiência em Salvador. A série de encontros faz parte das comemorações do Setembro Verde, dedicado a ações em prol da consciência e da luta pela inclusão de pessoas com deficiência.
Daiane Pina, diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, destacou a importância de elaborar esse plano. “Dividimos o trabalho de elaboração do plano por eixos, para permitir que as pessoas com deficiência ou responsáveis contribuam. Até o momento, já discutimos diversas outras pautas que estarão no documento, como educação e assistência social”, disse.
“Planejamos concluir esse planejamento até dezembro deste ano. São diversas questões que as mães de pessoas com deficiência pedem e precisam imediatamente de respostas. Estamos buscando cumprir as metas o mais breve possível para que as pessoas tenham acesso aos direitos o mais rápido possível, além do que já têm no dia a dia”, acrescentou Daiane Pina.
Também em alusão ao Setembro Verde, a Sempre tem organizado uma variedade de eventos, incluindo atividades esportivas, culturais, oficinas, promoções e a garantia de direitos para a Pessoa com Deficiência. Além disso, uma feira de serviços e a distribuição de material informativo também fazem parte das iniciativas da pasta municipal.
Presente no encontro, a coordenadora da associação Abraço à Microcefalia Elaine Paixão, mãe de Mariana, que é portadora de microcefalia causada pelo zika vírus, enfatizou a importância desses eventos. “Eles são muito importantes para os planos futuros das nossas crianças e das pessoas com deficiências”, pontuou.
“A Prefeitura de Salvador está sempre trazendo esses planos para que a gente possa construir, para que, posteriormente, possamos ter direito à acessibilidade, à saúde e à educação”, completou Elaine.