Fábrica da Desal já produziu mais de 45 mil peças para praças e mobiliário urbano de Salvador em 2023
A fábrica da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) foi responsável pela confecção de mais de 45 mil equipamentos que hoje integram o mobiliário urbano da capital baiana nos primeiros oito meses de 2023. Além de produzir as peças, o órgão auxilia no combate ao vandalismo nas praças e outros espaços da cidade, além de contribuir para a implantação de novas passarelas na cidade.
A Desal fabrica pré-moldados, brinquedos, tijolos, blocos, bancos, mesas, dentre outras estruturas que dão beleza e conforto aos espaços públicos e fazem parte do dia a dia da mobilidade, do lazer e do entretenimento da população. A companhia, inclusive, trouxe novos atrativos para as praças, a exemplo dos cachorródromos, espaços específicos para a diversão dos cães; Casa de Tarzan, Espaço Infantil e parede de escalada para crianças; e bancos modulares anti-vandalismo, que contribuem para o lazer dos pequenos.
A fábrica, localizada na sede do órgão, na BR-324, região do Porto Seco Pirajá, é a única produtora pública de mobiliários urbanos da América Latina. Nos primeiros oito meses de 2023, graças aos equipamentos fabricados, o órgão pôde realizar a manutenção preventiva e a restauração de cerca de 1 mil praças nos mais diversos bairros da cidade.
“Temos uma missão diária de muito trabalho, seja na fabricação ou na execução de reparos nos quatro cantos da cidade. Esmiuçamos cada projeto, conversamos com as associações, comunidades e pessoas que nos procuram, buscando uma melhor solução para os problemas cotidianos das localidades. A partir daí, as demandas são discutidas pelo corpo técnico. Buscamos o melhor para cada espaço, praça e academia pública, para que o cidadão aproveite seu momento de lazer da melhor forma possível”, diz Jaldo Gomes, diretor operacional da Desal.
Mobilidade urbana – A Prefeitura, por meio da Desal, investe na recuperação, manutenção e construção de novas passarelas. Os equipamentos mais recentes estão sendo instalados na Av. Vasco Da Gama, nas proximidades do posto São Jorge e da Perini. Já na Av. Tancredo Neves, um complexo foi montado próximo à loja Tok Stok e à Magalhães Neto.
“As passarelas da Vasco da Gama serão determinantes para melhorar o fluxo de pedestres e veículos em pontos cruciais por onde passarão as novas linhas do BRT. A meta é qualificar cada vez mais a cidade, investindo em equipamentos de qualidade e segurança para o uso do cidadão”, destaca o presidente do órgão, Virgílio Daltro.
Vandalismo – Em 2022, as ações de vandalismo nos equipamentos públicos da cidade geraram um prejuízo de mais de R$ 400 mil aos cofres públicos. Diariamente, são recebidas mais de 20 queixas, através do Fala Salvador 156, sobre destruição ao patrimônio público.
A Desal chega a realizar até 30 restaurações por mês. Daltro ressalta que a companhia tem desenvolvido um grande trabalho na manutenção e recuperação desses equipamentos. “É preciso reforçar que a população precisa ajudar a manter os equipamentos. Quando um é vandalizado quem sai perdendo é a sociedade”, disse.
Estrutura – A estrutura da fábrica possui mais de 20 mil m², e é composta por setores voltados para serralheria, fibra, metalurgia, carpintaria, almoxarifado, setor administrativo e de argamassa e concreto. A Desal está localizada no quilômetro 8,5 da BR-324, na altura do Porto Seco de Pirajá e possui atualmente 256 colaboradores, sendo 216 nos setores de produção e obra, e 40 na área administrativa.
Reportagem: Eduardo Santos / Secom PMS