PRESIDENTE LULA É DIAGNOSTICADO COM PNEMONIA LEVE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi diagnosticado com uma pneumonia leve após passar por exames na quinta-feira, 23, no hospital Sírio Libanês.
O diagnóstico fez Lula adiar a sua viagem para China, com embarque previsto para o sábado, 25 de março. Toda a agenda do presidente foi cancelada nesta sexta-feira, dia 24.
Ainda não foi informada pela equipe do presidente quando a viagem irá acontecer. A viagem para China tem como objetivo promover o relançamento das relações com aquele que é o principal parceiro comercial do país desde 2009. Em 2022, a China importou mais de US$ 89,7 bilhões em produtos brasileiros, especialmente soja e minérios, e exportou quase US$ 60,7 bilhões para o mercado nacional. De acordo com o governo federal, os principais eventos diplomáticos da viagem aconteceriam no dia 28 em Pequim, quando Lula teria reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, com o Primeiro-Ministro da China, Li Qiang, e com o Presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. A pauta bilateral irá envolver comércio, investimentos, reindustrialização, transição energética, mudanças climáticas, acordos de cooperação e paz.