BIVALENTE: SALVADOR SEGUE NA VACINA CONTRA O COVID
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com a aplicação da vacina bivalente da Pfizer contra Covid-19 para pessoas com 80 anos ou mais que residem na capital a partir desta terça-feira, 28.
Além das pessoas com 80 anos ou mais, a primeira fase da campanha contempla os imunossuprimidos , quilombolas, as pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os respectivos trabalhadores destes Centros de Acolhimento. A ampliação dos grupos prioritários será de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde, podendo ser antecipada de acordo com a disponibilidade dos imunizantes e da situação epidemiológica.
A ampliação do público para as pessoas com idade Igual ou superior a 70 anos deve acontecer ainda essa semana, caso nova remessa de doses sejam encaminhados para a capital baiana.
A vacinação dos quilombolas será feita nas Ilhas, conforme planejamento local, e das pessoas institucionalizadas (abrigados e trabalhadores da saúde) será feita nas instituições da qual eles fazem parte.
Pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou que não completaram o seu esquema primário (básico) com as três doses da vacina covid-19 monovalente, estão aptas para receber uma dose do imunizante bivalente após a segunda dose da vacina monovalente. A vacina bivalente poderá ser utilizada para completar o esquema primário após o intervalo mínimo de 08 semanas da segunda dose monovalente. E a dose de reforço porderá ser realizada também com a bivalente com o intervalo mínimo de 4 meses da última dose bivalente.
A imunização deste público será realizada mediante confirmação do critério mínimo de indicação, que é ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen) e do intervalo de 4 meses da última dose recebida, podendo ser as duas doses do esquema primário ou qualquer dose dee reforço. Além disso, será necessário apresentar um documento de identificação com foto, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.
A estratégia de vacinação contempla ainda, as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades, além da vacinação para os menores de 5 a 11 anos de idade residentes na capital baiana. A imunização do público infantil será realizada mediante apresentação do documento de identificação da criança e dos pais e/ou responsáveis, carteira de vacinação, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.