PRIMEIRA MORTE NO BRASIL POR VRÍOLA DOS MACACOS É REGISTRADA
O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira dia 29 de julho, a primeira morte por varíola dos macacos no país. O paciente era adulto e natural de Uberlândia, em Minas Gerais.
Segundo a CNN Brasil, essa foi a primeira morte pela doença fora da África. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que de janeiro até o dia 22 de julho deste ano, cinco mortes foram registradas no mundo por varíola dos macacos, todas no continente africano.
O Ministério da saúde começou a tratar a doença como “surto” nesta quinta-feira dia 28 de julho, após o Brasil ultrapassar a marca de 1 mil casos da doença. A pasta usou o termo em um texto divulgado nesta quinta-feira 28, para informar a ativação de um Centro de Operações de Emergência (COE) com o objetivo de acompanhar o comportamento da enfermidade no país. A expressão “surto” é usada para identificar quantidades acima do normal de doenças contagiosas, sendo considerado o primeiro estágio de uma escala de evolução do contágio. Na sequência, caso evolua, pode se transformar em epidemia, endemia e pandemia.